Você também já utilizou as palavras urgência e emergência como sinônimos? Apesar de terem significados semelhantes elas possuem conceitos diferentes, isso se faz nítido, principalmente, em situações que desrespeitam a saúde.
É muito comum, nos consultórios e nos ambientes hospitalares nos depararmos com esses conceitos, nesse sentido, eles servem para categorizar a imediaticidade de um atendimento, ou seja, serve como uma classificação de qual paciente deve-se atender primeiro de acordo com a gravidade do caso apresentado.
A emergência é utilizada quando o indivíduo está em momento de intenso sofrimento e dor e quadro que possa comprometer a vida, sendo assim, o atendimento deve ser priorizado como imediato. Já a urgência, também qualifica pacientes com alta necessidade de serviço médico, porém são aqueles que não correm risco de vida.
Dessa forma os casos de emergência devem ser os primeiros a obterem suporte e ajuda médica e logo depois os de urgências. É importante saber diferenciar para que possa classificar de maneira correta.
Para mais informações sobre urgências e emergências assista nossa aula gratuita sobre este tema.
Referências: