Olá, seja bem-vindo!
O Instituto Premium respeita o direito à privacidade e zela pela segurança dos dados pessoais a que tem acesso em suas atividades. Apresentamos aqui nossa Política de Privacidade, aplicável a todas as atividades de coleta de dados promovidas pelo Instituto Premium, seja online ou offline, abrangendo os dados coletados por meio de nossos vários canais, tais como websites, aplicativos, ambientes virtuais de aprendizado e demais soluções e serviços, bem como a todas as demais atividades que realizamos com dados pessoais no nosso dia a dia. Nessa Política você saberá como coletamos, armazenamos e utilizamos dados pessoais de usuários de nossos websites, aplicativos, ambientes virtuais de aprendizado (“Plataforma”) e demais soluções e serviços digitais (juntos, “Meios Digitais”), bem como de alunos, colaboradores, parceiros comerciais, fornecedores e todos com os quais nos relacionamos.
Em todos os processos descritos nesta política o Instituto Premium atua como Controlador dos Dados Pessoais, determinando a forma como seus dados são coletados ou, de qualquer outra forma, tratados. O contato com o Instituto Premium poderá ser feito por meio de seu Encarregado, indicado ao final da Política.
Em algumas atividades, poderá ser necessário o compartilhamento de seus Dados Pessoais com Operador distinto do Instituto Premium, que deverá atuar segundo as nossas instruções. Também nesses casos, seus Dados continuarão protegidos, uma vez que é responsabilidade de todos os agentes de tratamento zelar pelo atendimento à LGPD e à segurança dos dados.
1. Dados pessoais coletados
1.1. Nós podemos coletar dados pessoais de diversas formas, tanto virtualmente quanto fisicamente, a exemplo de:
- Quando você preenche um formulário online, offline ou presencialmente;
- Quando você realiza seu cadastro conosco;
- Quando você efetiva matrícula em algum dos nossos cursos, apresenta documentos e informações;
- Quando você acessa ou interage em nossos Meios Digitais;
- Quando você posta uma mensagem nos fóruns, nos grupos, no nosso sistema de mensagens ou entra em contato conosco;
- Quando você realiza o pagamento e faz sua matrícula para nossos cursos;
- Quando você assiste às aulas, faz as atividades e avaliações do curso escolhido;
- Quando você nos envia seu currículo para trabalhar conosco;
- Quando nosso colaborador nos entrega documentos para sua contratação e para o cumprimento de nossas obrigações trabalhistas e previdenciárias;
- Quando nosso parceiro comercial nos envia informações para apresentação de propostas comerciais ou elaboração de um contrato;
- Quando você interage com anúncios do Instituto Premium, ainda que em sites de terceiros;
- Quando você interage com comunicações eletrônicas que enviamos para você, como e-mails;
- Quando você consome algum conteúdo gratuito disponibilizado em nossa Plataforma;
- Quando você entra em contato com nossos canais de atendimento.
1.2. As categorias de dados pessoais coletados incluem:
Dados de cadastro e contato do usuário. Esses dados são necessários para entrar em contato com você, criar seu cadastro, realizar o pagamento, concluir sua matrícula, fornecer adequadamente nossos serviços e manter nosso relacionamento. Os dados podem incluir:
- Nome, e-mail, telefone, endereço, dados de pagamento, RG, CPF, data de nascimento, etc.
Dados adicionais de cadastro e preferências. Esses dados são coletados no cadastro inicial ou por meio de ação específica e nos ajudam a promover ações de diversidade junto a parceiros comprometidos com o tema e a realizar a seleção em projetos ou processos seletivos direcionados para públicos específicos. Os dados podem incluir:
- Escolaridade, faixa etária, estado, cidade, gênero, autodeclaração de cor/raça/etnia, faixa de renda familiar/mensal, deficiência (PcD), etc
Dados de identificação digital. São informações digitais, geralmente coletadas de forma automática, por meio de cookies, que identificam o usuário durante a navegação na Plataforma, utilizadas para melhorar a performance e qualidade dos serviços, garantir a segurança cibernética da Plataforma e cumprir exigências legais (conheça nossa Política de Cookies, disponível em nosso site). Os dados podem incluir: Endereço IP, informações sobre o dispositivo do usuário (sistema operacional, navegador, etc.), geolocalização, etc.
Dados de utilização do serviço. Esses dados estão relacionados aos nossos serviços e são originados a partir da sua utilização. Os dados podem incluir: Nome do curso em que o usuário está matriculado, quantidade de aulas assistidas, tarefas concluídas, avaliações e notas, progresso total, certificado, etc.
Dados oriundos de terceiros. São informações do usuário que recebemos por meio de terceiros que prestam serviços ou que firmam parcerias com o Instituto Premium, como serviço de validação de cadastro, parcerias para concessão de bolsas de estudos etc.
1.3. Nosso servidor não coleta automaticamente nenhuma informação sobre o domínio ou endereço de e-mail de nossos visitantes.
1.4. Nossos produtos e serviços são destinados ao público adolescente e adulto. Dessa forma, não coletamos, solicitamos ou, de qualquer outra forma, tratamos dados pessoalmente identificáveis de crianças.
2. Uso dos dados pessoais coletados
2.1. Nós só coletamos, utilizamos ou, de qualquer outra forma, tratamos os dados pessoais estritamente necessários para atender a finalidades lícitas, compatíveis com nossos serviços, considerando as hipóteses legais permitidas na legislação de proteção de dados pessoais (inclusive a Lei n. 13.709/2018 – LGPD).
Seus dados pessoais poderão ser coletados para atender às seguintes finalidades principais:
Prestar adequadamente os nossos serviços
Realizar a matrícula no curso selecionado; conferir e validar a documentação do usuário; efetuar o pagamento; assinar o contrato; disponibilizar o conteúdo das aulas online; permitir o acesso ao material de apoio, inclusive para download; fazer o controle de frequência; acompanhar e avaliar o desempenho; esclarecer dúvidas; coletar as reações dos usuários com relação ao conteúdo disponibilizado; emitir o certificado de conclusão do curso ou diploma, conforme o curso em que o usuário estiver matriculado.
Melhorar nossos serviços
Usar as críticas, sugestões e opiniões do usuário para melhorar e aprimorar os cursos; entender como o usuário utiliza o site.
Firmar Parcerias
Avaliar a viabilidade e firmar parcerias do interesse de nossos clientes, além de firmar acordos com fornecedores, possibilitando a realização de ofertas segmentadas e personalizadas de produtos, serviços e conteúdos pelos meios de comunicação que o usuário disponibiliza ao Instituto Premium, mediante seu consentimento.
Contato, ajuda e suporte
Notificar, responder às mensagens e entrar em contato com o usuário; prestar suporte e fornecer ajuda técnica relacionada à Plataforma ou aos serviços, sempre que necessário.
Segurança
Identificar e autenticar o usuário na Plataforma ou aplicativo, administrar a Plataforma ou aplicativo, implementar medidas adequadas de segurança, inclusive para evitar instabilidades; investigar e prevenir práticas fraudulentas, evitar acessos não autorizados e outras atividades ilegais.
Cumprir obrigações legais
Armazenar os registros de acesso (logs); armazenar os registros e comprovantes de pagamento para fins fiscais; armazenar o acervo acadêmico, de acordo com a legislação do MEC, inclusive a Portaria nº 315/18; cumprir obrigações trabalhistas e previdenciárias, entre outras.
Exercer nossos direitos
Manter os seus dados pelo tempo necessário para que possamos exercer nossos direitos, como o de nos defender em processos judiciais ou administrativos.
Atender aos nossos legítimos interesses
Atender aos legítimos interesses do Instituto Premium, observando a legítima expectativa dos titulares de dados, tais como Utilizar câmeras de monitoramento geral para sua segurança nos ambientes do Instituto Premium; realizar restauração de backup de bases de dados; analisar e excluir contas inativas; facilitar a navegação em nossos meios digitais.
Marketing e publicidade
Entrar em contato com os alunos por e-mail, ligação telefônica e mensagens para informar sobre nossos cursos, ofertas, promoções, além de novidades relevantes que entendermos ser de seu interesse, mediante prévio consentimento, que poderá ser gerenciado a qualquer tempo, com contato direto com nosso Encarregado.
Promover ações de Diversidade e Inclusão
Podemos coletar dados de indicadores de diversidade para direcionar campanhas voltadas para a promoção de Diversidade e Inclusão, bem como para realizar processos seletivos que tenham como critério de seleção o pertencimento a algum grupo de minorias sociais.
3. Armazenamento e compartilhamento de dados pessoais
3.1. Os dados pessoais podem vir a ser armazenados em bancos de dados de terceiros, inclusive no exterior, desde que respeitem a privacidade e a proteção de dados dos usuários em nível condizente com aquele oferecido pela legislação brasileira e por esta Política de Privacidade, além de apresentarem condições adequadas de segurança no armazenamento e processamento desses dados.
3.2. Nós armazenamos os dados pessoais somente pelo período necessário para cumprir as finalidades informadas, para cumprir nossas obrigações legais, regulatórias ou para preservação de direitos. Terminado o prazo de armazenamento, os dados pessoais serão anonimizados ou excluídos, utilizando método seguro de descarte.
3.3. O Instituto Premium se compromete a respeitar os direitos à privacidade, à proteção dos dados pessoais e dos registros dos seus usuários, e assegura que cuidará para que eventuais terceiros com quem referidos dados sejam compartilhados respeitem os termos desta Política de Privacidade.
3.4. Nós poderemos compartilhar seus dados pessoais nas circunstâncias abaixo, mediante processos seguros e respeitando a confidencialidade e privacidade:
- Com as áreas internas do Instituto Premium.
- Com prestadores de serviço, empresas e instituições parceiras, para facilitar, fornecer ou executar atividades relacionadas aos nossos serviços e para o lançamento de novos projetos que possam trazer algum benefício ao usuário.
- Com autoridades públicas, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial/administrativa nesse sentido.
- Em caso de reestruturação societária, incorporação, fusão ou venda do Instituto Premium, nos termos da legislação aplicável.
- Para cumprir os Termos de Uso da Plataforma, inclusive para apuração de violações.
- Para proteger os direitos dos usuários, do Instituto Premium ou do público em geral, nos termos da legislação aplicável.
- Com terceiros proprietários de cookies que utilizamos em nossas páginas, conforme descrito em nossa Política de Cookies.
- Com terceiros que atuem em área afins à educação e que sejam relacionadas a áreas de interesse do nosso público-alvo, com quem o Instituto Premium venha a firmar contratos, onerosos ou não.
3.5. Não compartilharemos os dados pessoais para qualquer finalidade que esteja em desacordo com a legislação vigente ou com esta Política de Privacidade.
4. A respeito de cookies
4.1. O Instituto Premium usa cookies, tags e outras tecnologias similares para melhorar a experiência do usuário em nossos meios digitais, para conhecer o que lhe interessa e, assim, fornecer-lhe informações, produtos e serviços adequados às suas necessidades.
4.2. Os cookies são utilizados para armazenar as preferências do usuário em seu computador, smartphone, celular ou tablet e oferecer um serviço personalizado. Servem para reconhecer, acompanhar seus hábitos de navegação e alertar os visitantes sobre novas áreas que podem ser de seu interesse.
4.3. Podemos utilizar cookies próprios (cookies definidos diretamente pelo Instituto Premium que, por isso, não podem ser usados para rastrear atividades em outro site) e cookies de terceiros (cookies criados por um domínio diferente e incorporados ao domínio do Instituto Premium).
4.4. Podemos, ainda, utilizar cookies de sessão (cookies que permanecem armazenados até que o usuário saia do website ou encerre o navegador) e cookies persistentes (cookies que ficam armazenados no dispositivo por um tempo até que sejam excluídos).
4.5. Os cookies podem, ainda, ser categorizados de acordo com sua finalidade:
- Cookies Analíticos: Coletam dados estatísticos anônimos com a finalidade de analisar a utilização dos websites e seus respectivos desempenhos. Esse tipo de cookie é essencial para mantermos uma performance positiva, como: entender quais são as páginas mais populares e verificar o motivo dos erros apresentados nas páginas. Esses cookies podem utilizar dados pessoais de forma agregada.
- Cookies de Funcionalidade: São utilizados para assegurar a disponibilização de funcionalidades adicionais dos websites ou para guardar as preferências definidas pelo usuário ao navegar na Internet, sempre que utilizar o mesmo dispositivo.
- Cookies de Publicidade: Direcionam a publicidade em função dos seus interesses, ajudando a medir o sucesso de aplicações e a eficácia da publicidade de parceiros.
4.6. Por se tratarem de cookies necessários ao regular funcionamento dos nossos meios digitais e execução de nossos serviços, os cookies de funcionalidade são habilitados automaticamente em nossa Plataforma. Os demais cookies serão habilitados somente mediante consentimento do usuário.
4.7. O usuário poderá, ainda, desabilitar os cookies diretamente em seu navegador. Nesse caso, não poderemos garantir que todas as funcionalidades da Plataforma funcionarão adequadamente. Por favor, consulte as instruções de seu navegador para saber mais sobre cookies e sobre como desabilitá-los:
- Gestão de cookies no Chrome
- Gestão de cookies no Firefox
- Gestão de cookies no Internet Explorer
- Gestão de cookies no Safari
- Gestão de cookies no Opera
- Gestão de cookies no Microsoft Edge
5. Segurança dos dados pessoais
5.1. O Instituto Premium utiliza medidas técnicas de segurança para proteger os seus dados pessoais armazenados em nossos servidores e bancos de dados, bem como coletados em nossos meios digitais. Além disso, práticas adequadas de segurança organizacional e de governança são aplicadas com base nos frameworks de segurança mais atuais, para proteger os dados pessoais contra o risco de perda, destruição ou qualquer forma de acesso, divulgação ou processamento acidentais ou não autorizados, sendo, certo, no entanto, que não podemos garantir a infalibilidade dos serviços, nem a inviolabilidade dos nossos meios digitais e dos dados que neles transitam, em razão da ação de terceiros maliciosos.
5.2. Quando recebemos e transferimos certos tipos de informação, como informações financeiras, dados de cartão de crédito e afins, redirecionamos os usuários a servidores seguros, notificando-os através de uma janela pop-up em nosso aplicativo ou website. Sempre que solicitamos um número de cartão de crédito esse número será transmitido no formato criptografado padrão da indústria, o SSL (Secure Sockets Layer, camada de soquetes de segurança).
5.3. A senha é pessoal e secreta. O usuário deve mantê-la em segurança e não divulgá-la a ninguém. Caso o usuário esqueça a sua senha, uma nova será fornecida, mediante solicitação prévia, e enviada para a conta de e-mail informada. Sugerimos que o usuário escolha uma senha não óbvia, misturando letras e números. O usuário é responsável por manter o sigilo de suas senhas e qualquer informação da sua conta do Instituto Premium.
5.4. Não solicitaremos a senha pessoal em nenhuma hipótese, seja por e-mail ou telefone.
5.5. Recomendamos que o usuário se desconecte de sua conta do Instituto Premium e feche o aplicativo ou website quando concluir a utilização de nossa Plataforma. Este procedimento evita que terceiros tenham acesso aos dados pessoais, caso o usuário compartilhe um celular, smartphone ou tablet com alguém ou esteja usando em local público.
6. Direitos dos titulares de Dados Pessoais
6.1. Como titular de Dados Pessoais, você tem uma série de direitos garantidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº.13.709/18):
Confirmação de Tratamento. O usuário tem o direito de confirmar se o Instituto Premium trata algum dado pessoal seu.
Acesso. O usuário pode requisitar uma cópia dos dados pessoais que o Instituto Premium tem a seu respeito.
Correção. O usuário pode corrigir os seus dados pessoais desatualizados, incompletos ou incorretos.
Eliminação. É o direito de ter seus dados pessoais eliminados das bases de dados do Instituto Premium, ressalvadas as hipóteses legais de armazenamento.
Anonimização ou bloqueio. É o direito de pedir que os dados pessoais sejam submetidos à anonimização ou bloqueio, suspendendo temporariamente o tratamento.
Informação sobre o compartilhamento. O usuário tem o direito de saber com quais entidades públicas e privadas o Instituto Premium compartilha seus dados pessoais.
Revogação. É o direito de não dar ou retirar seu consentimento e obter informações sobre as consequências dessa escolha. Nesse caso, alguns dos serviços do Instituto Premium não poderão ser prestados.
Oposição. É o direito de se opor às atividades de tratamento que não dependam do consentimento. Neste caso, é possível solicitar sua interrupção.
6.1.1. O usuário também pode enviar pedidos ou reclamações sobre o tratamento dos seus dados pessoais diretamente à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
6.2. O usuário pode visualizar e atualizar alguns de seus dados pessoais e preferências por meio da área “Dados Pessoais” em nossa Plataforma.
6.3. Em caso de solicitações ou dúvidas sobre os direitos acima, o usuário poderá entrar em contato. Ao recebermos determinadas solicitações, nós poderemos solicitar algumas informações para verificar a identidade do usuário, de modo a garantir maior segurança dos dados pessoais.
7. Responsabilidades do Instituto Premium
7.1. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais determina que o Controlador ou o Operador é obrigado a reparar quaisquer danos (patrimonial, moral, individual ou coletivo) que venha a causar ao titular, caso descumpra a Lei ao tratar os seus dados.
7.2. Como Controladora, o Instituto Premium se responsabiliza por todas as atividades que realiza com seus dados, na forma da Lei, exceto em caso de dano decorrente de culpa exclusiva do titular dos dados ou de terceiros.
7.3. Quando seus dados são também tratados por Operador distinto do Instituto Premium, segundo as nossas instruções, estes continuam protegidos, uma vez que é responsabilidade de todos os agentes de tratamento zelar pelo atendimento à LGPD e à segurança dos dados.
8. Exclusão de conta e de dados pessoais
8.1. O usuário pode solicitar a exclusão de sua conta, em nossos meios digitais, através de solicitação por mensagem.
8.2. Todos os dados que solicitamos quando você abre uma conta conosco são necessários para execução de nossas atividades. Dessa forma, caso você opte por excluir sua conta, ela será apagada permanentemente do site Instituto Premium dentro de um prazo de 30 (trinta) dias a partir da solicitação, ou pelo prazo necessário para o cumprimento de nossas obrigações legais ou regulatórias ou nas demais hipóteses permitidas pela LGPD, inclusive para nossa eventual defesa em juízo.
8.3. Informações de pagamento poderão ser mantidas em nossa base de dados quando necessárias para quitação de pendências financeiras, registros contábeis e para o exercício de direitos pelo Instituto Premium.
9. Processamento de Dados Pessoais por Inteligência Artificial
9.1. O Instituto Premium está comprometido em proteger a privacidade e os direitos dos usuários em relação ao processamento de dados por Inteligência Artificial (IA). Este capítulo da nossa Política de Privacidade visa fornecer transparência sobre como utilizamos a IA em nossos serviços, garantindo que os dados dos usuários sejam tratados com o mais alto padrão de ética e segurança.
9.2. Uso da IA em Nossos Serviços. Utilizamos recursos de IA em alguns aspectos dos nossos serviços, incluindo, mas não se limitando a:
- Bots para atendimento ao cliente, com o objetivo de fornecer suporte mais eficiente, bem como para realizar vendas diretas ou indiretas, por meio da utilização de dados cadastrais;
- Correção automática de redações e trabalhos acadêmicos, para auxiliar nossos usuários a aprimorarem suas habilidades de escrita e garantir a qualidade dos trabalhos submetidos, por meio da utilização de dados básicos de identificação do responsável pelo conteúdo;
- Como ferramenta de tirar dúvidas dentro da plataforma, podendo utilizar dados básicos de identificação e de contato;
- Geração ou análise de conteúdo de aulas, podendo utilizar imagens de professores, hipótese na qual será solicitado termo de consentimento específico
9.3. Treinamento da IA. Entendemos a importância de garantir que o treinamento da IA seja realizado de forma ética e responsável. Por essa razão, sempre utilizamos dados anonimizados durante o treinamento da IA, protegendo a privacidade e a identidade dos usuários que fazem parte da nossa base de dados.
9.4. Mitigação de Vieses e Promoção da Diversidade: o Instituto Premium está comprometido em garantir que o treinamento de nossos sistemas de Inteligência Artificial seja livre de preconceitos e vieses. Reconhecemos que os vieses podem ser introduzidos em algoritmos de IA através dos dados de treinamento e das decisões de design, o que pode resultar em resultados injustos ou discriminatórios. Para garantir a equidade e a justiça em nossos processos de IA, adotamos as seguintes medidas:
- Seleção e Preparação de Dados: Antes do treinamento, realizamos uma análise detalhada dos dados para identificar e mitigar vieses existentes. Utilizamos técnicas de pré-processamento de dados para remover características sensíveis e balancear representações e sub-representações.
- Diversidade e Representatividade: Buscamos garantir que nossos conjuntos de dados sejam diversos e representativos da população que serão afetadas pelo sistema de IA. Isso inclui a inclusão de diferentes grupos étnicos, culturais, socioeconômicos e demográficos.
- Auditoria Periódica e Revisão de Algoritmos: Nossos algoritmos são auditados periodicamente para estarem sempre mais atualizados possível. Essas auditorias periódicas nos permitem identificar e corrigir vieses emergentes, além de mitigar possíveis falhas que o algoritmo esteja apresentando.
9.5. Revisão Humana e Tomada de Decisão Responsável. Em situações em que as decisões da IA possam afetar significativamente a vida dos titulares de dados, garantimos a disponibilidade de supervisão humana para revisar e contestar essas decisões. Essa revisão tem como objetivo garantir que todas as decisões sejam justas, imparciais e precisas.
9.6. Comunicação ao Usuário. Antes de utilizar a IA em qualquer serviço que envolva o processamento de dados dos usuários, garantimos que o titular seja informado de forma transparente e clara de que naquele momento seus dados serão processados via IA.
10. Condições Gerais
10.1. A fim de proporcionar maior segurança e transparência, o Instituto Premium reserva-se o direito de alterar esta Política de Privacidade a qualquer tempo. Alterações relevantes serão informadas aos usuários por meios razoáveis, inclusive através de nota sobre a publicação da política alterada no site Instituto Premium ou por meio de notificação no aplicativo.
10.2. A Plataforma poderá conter links para outros aplicativos, sites externos de parceiros e/ou patrocinadores, que podem ter políticas de privacidade diferentes das nossas, estando assim sujeitas às suas próprias práticas de obtenção e uso de dados.
10.2.1. O usuário deve estar ciente que, ao fornecer informações pessoais em outros aplicativos, sites ou fóruns, tais informações poderão ser recolhidas e utilizadas indevidamente por terceiros.
10.2.2. O Instituto Premium não se responsabiliza pelo conteúdo de tais aplicativos nem pelo manuseio das informações por terceiros. Por isso, recomendamos que os usuários sempre leiam as normas de relacionamento e política de privacidade específicas dentro do próprio aplicativo ou site do parceiro ou patrocinador que colete suas informações.
10.3. A Política de Privacidade do Instituto Premium se aplica às informações coletadas pelo Instituto Premium através da Plataforma, do site e aplicativo do Instituto Premium, incluindo, também, o uso interno necessário à prestação dos serviços propostos. A seleção de colaboradores poderá ser realizada em plataformas próprias.
10.4. Caso algum ponto desta Política seja considerado inaplicável pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados ou por alguma autoridade judicial, as demais condições permanecerão em pleno vigor.
10.5. Esta Política será interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o foro da Comarca de Barbacena, Estado de Minas Gerais, para resolver qualquer controvérsia que envolva este documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.
11. Condições dos pacotes ASB – EAD
Condições dos pacotes e produtos
Termos de prestação de serviço do Pacote ASB Básico
Termos de prestação de serviço do Pacote ASB Intermediário
Termos de prestação de serviço do Pacote ASB Especialista
Termos de prestação de serviço do Pacote ASB Premium
12. Entre em contato
12.1. Comentários, críticas e sugestões são bem-vindas. Caso o usuário tenha dúvidas, reclamações sobre a nossa Política de Privacidade ou queira exercer algum dos direitos mencionados no item 6, entre em contato diretamente com nosso Encarregado.
12.2. O Encarregado pelo tratamento de dados pessoais é a pessoa indicada por nós para atuar como canal de comunicação entre o Instituto Premium, o titular do dado pessoal e a ANPD.
Nosso Encarregado é o Rick Celso Souza e você pode entrar em contato com ele pelo WhatsApp e/ou telefone (32) 3332-5213.