Ensino Médio para ser ASB?

  Atualmente para se tornar um Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) não é necessário ter a conclusão do ensino médio, porém há um projeto de lei em vigor para mudar esse pré-requisito.

  Esse projeto de lei (3158/19) estabelece que para se especializar em ASB deve-se ter o ensino médio completo. Pretende-se fazer essa exigência na lei 11.889/08 que determina e regulamenta os auxiliares e técnico em saúde bucal.

  O mesmo já foi aprovado na câmara dos deputados e pela comissão de seguridade social em 11 de abril de 2022, sendo assim está pendente das demais aprovações de comissão. O CFO (Conselho Federal de Odontologia) já tem presume que essa lei seja aprovada e aplicada.

Referências:

Comissão aprova exigência de nível médio para técnicos e auxiliares de saúde bucal – Notícias – Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)

Outras postagens

A certificação por competência para TSB -Técnico em Saúde Bucal

A certificação por competência é uma modalidade de obtenção de diploma de curso técnico e até mesmo superior, prevista desde 1996 através da lei 9.394, mas só agora vem ganhando força no Brasil.

O conhecimento adquirido no local de trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. Os critérios para obtenção do diploma de nível técnico podem variar de instituição para instituição, conforme a autorização obtida junto Conselho Estadual de Educação, que regulamenta tal prática.

chamada curso de atualização
O que são cursos de Atualização?

Os cursos de atualizações buscam promover o conhecimento e trazer inovações ao aluno formado, ou seja, são cursos que trazem novidades sobre a área escolhida, enriquece o embasamento teórico, técnico e prático, possibilita novos conhecimentos sobre o assunto e atualizações.

cfo
O que é o CFO?

Conselho Federal de Odontologia é um órgão de personalidade jurídica de direito público, foi criado em abril de 1964, pela Lei nº 4.324 e tem como principal objetivo “a supervisão da ética odontológica em todo o território nacional, cabendo-nos zelar e trabalhar pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente”, além disso, regulamenta todos os profissionais da área da saúde bucal, bem como: cirurgiões dentistas, auxiliar e técnico em saúde bucal, escolas e clínicas especializas, dentre outras.

Publicidade