A certificação por competência é uma modalidade de obtenção de diploma de curso técnico e até mesmo superior, prevista desde 1996 através da lei 9.394, mas só agora vem ganhando força no Brasil.
O conhecimento adquirido no local de trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. Os critérios para obtenção do diploma de nível técnico podem variar de instituição para instituição, conforme a autorização obtida junto Conselho Estadual de Educação, que regulamenta tal prática.
Atualmente para se tornar um Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) não é necessário ter a conclusão do ensino médio, porém há um projeto de
O cotidiano de um ASB (Auxiliar em Saúde Bucal) e de um TSB (Técnico em Saúde Bucal) deve ser muito organizado e bem elaborado, isso se deve a algumas funções encarregadas ao profissional. Os instrumentos odontológicos, prontuários, a agenda de horário e dentre outros documentos dos pacientes odontológicos é ordenado pelo ASB ou TSB. É de extrema importância e responsabilidade essas tarefas pois são ferramentas do dia a dia, registros e acompanhamento dos pacientes e além disso se trata de comprovações, resguardando o paciente e o consultório, hospital ou clínica.
Quando estamos em um ambiente odontológico, seja clínica, posto de saúde ou hospital, notamos a ativa presença de um outro profissional, além do dentista. Esse é o Técnico em Saúde Bucal ou Auxiliar em Saúde Bucal, porém muita das vezes ficamos com dúvidas relacionadas a estes profissionais, principalmente com o que cada um pode realizar, mas aqui vamos esclarecer todos os seus questionamentos.
Em um consultório odontológico são necessários alguns especialistas, dentre eles o ASB, o Auxiliar de Saúde Bucal, que desempenha atividades importantes que ajudam a facilitar, agilizar e melhorar o atendimento no dia a dia.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e veja os melhores vídeos para o mundo odontológico do país