A ABO Barbacena

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA

REGIONAL DE BARBACENA

 Em quinze de junho de 1961, organizou-se uma comissão composta por três colegas (Raimundo de Castro Valério, Jarbas Campos Belo e Luiz Fernando Rodrigues) tendo como objetivo a fundação de uma associação que congregasse toda a classe odontológica de Barbacena e região. Finalmente a nove de janeiro de 1963 tomava posse oficialmente a primeira Diretoria da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA – REGIONAL DE BARBACENA tendo como Presidente, o saudoso colega José Eugenio Dutra Câmara.

         Trata-se de uma entidade civil com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, sem interesse ou sem filiação político-partidária e não faz discriminação religiosa, racial ou social. É representativa dos Cirurgiões Dentistas e estudantes de Odontologia residentes na cidade de Barbacena e localidades vizinhas e rege-se por um Estatuto e pelas leis aplicáveis a espécie.

       Com o imprescindível apoio e participação de seus associados, ao longo destes quase sessenta anos (cinquenta e sete) com grandes, oficiais e comemorativas Solenidades de Posses, estamos hoje na vigésima quarta Diretoria que se sucedem initerruptamente, com garra, estilo, abnegação e sobretudo com muita competência mantendo os objetivos fundamentais de sua criação, ou seja: promover o progresso geral da Odontologia, trabalhar no interesse e em pról do aperfeiçoamento cientifico, cultural e social de seus membros. Manter ainda, intercâmbios através de contatos com outras entidades públicas ou privadas, associações de classes e clubes recreativos/culturais objetivando a implementação de projetos de interesse da associação.

          Durante todos esses anos, pautou-se na organização e promoção de atividades cientificas, sociais e culturais (palestras, cursos, seminários, jornadas, imersão, grupos de discussão, hands on …) sempre procurando trazer ao nosso convívio, os mais renomados professores das várias localidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Uberlândia, Lavras … bem como a maestria no uso da “prata da casa”, ocasiões em que pudemos conviver, relacionar e sobretudo reciclar e/ou ampliar nossos conhecimentos. Nossas “Quartas nobres” são palestras que acontecem às primeiras quartas-feiras do mës na sede da ABO regional Barbacena M.G., quando recebemos um palestrante e na sequencia confraternizamos com o jantar do “chef”, e que são disponibilizadas gratuitamente para os sócios adimplentes da ABO Barbacena, e para alunos dos cursos da nossa EAP Virtual.

            No campo social, além de campanhas educativas frente nossa comunidade com idas a escolas públicas e privadas, emissoras de rádios, jornais e TVs bem como estandes informativos e orientadores da importância dos cuidados com a Saúde Bucal em praças e logradouros de nossa cidade com farta distribuição de utensílios auxiliares de uma correta higiene oral, difundindo na sociedade a importância do Cirurgião Dentista na preservação da Saúde Bucal, incentivando a procura de uma assistência odontológica de qualidade.

Texto por Odair Reis

Atual diretoria

abo-bq

Ângelo Antônio do Carmo Siervo – Presidente

Cláudio Ferreira de Mello Neto – Vice presidente

Luiz Flávio Borges Ribeiro- 1º tesoureiro

Maria Cláudia de Paiva Damasceno- 2ª tesoureira

Débora Cláudia da Silva -1ª secretária

Helena Chartune -2ª secretária

Flávio Almeida – Conselheiro fiscal

Sandro Frossard De Filippo – Conselheiro fiscal

Rick Celso Souza – Coordenador científico

Eduardo Badaró – Coordenador de eventos

whatsapp-instituto-premium