O CFO, Conselho Federal de Odontologia é um órgão de personalidade jurídica de direito público, foi criado em abril de 1964, pela Lei nº 4.324 e tem como principal objetivo “a supervisão da ética odontológica em todo o território nacional, cabendo-nos zelar e trabalhar pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente”, além disso, regulamenta todos os profissionais da área da saúde bucal, bem como: cirurgiões dentistas, auxiliar e técnico em saúde bucal, escolas e clínicas especializas, dentre outras.
Possui autonomia financeira e administrativa, ou seja, são independentes quanto sua organização, funções, algumas formas de atuação e em relação a recursos financeiros.
O órgão sem fins lucrativos é de extrema importância porque ele garante, nas escolas especializadas, qualidade de ensino, garantia de certificado e validação da formação profissional.
Algumas de suas funções são:
– Aprovar o regimento interno dos Conselhos Regionais;
– Julgar de forma administrativa processos éticos;
– Acompanhar projetos de lei de interesse da categoria ou que envolve saúde bucal;
– Controlar os cursos de especialização;
– Supervisionar a ética na Odontologia;
– Expedir atos normativos;
Realiza essas funções por meio da legislação de atos normativos, julgamento de processos éticos e disponibiliza informações sobre cursos especializados registrados e regulamentados.
Fonte: https://website.cfo.org.br/missao/
https://transparencia.cfo.org.br/
Site: Empreendedor Dentista