Quando estamos em um ambiente odontológico, seja clínica, posto de saúde ou hospital, notamos a ativa presença de um outro profissional, além do dentista. Esse é o Técnico em Saúde Bucal ou Auxiliar em Saúde Bucal, porém muita das vezes ficamos com dúvidas relacionadas a estes profissionais, principalmente com o que cada um pode realizar, mas aqui vamos esclarecer todos os seus questionamentos.
É importante lembrar que um técnico em saúde bucal pode exercer atividades de um auxiliar de saúde bucal, mas de forma contrária não pode ser feito, porque o preparo de um técnico inclui as mesmas tarefas de um ASB além de suas tarefas diferenciais, o que não ocorre com no ASB.
Nesse artigo vamos nos aprofundar nas áreas do técnico, caso queira saber mais sobre o auxiliar é só acessar nosso artigo de “atividades do ASB”.
Selecionamos para maior entendimento de vocês todas as funções de um técnico em saúde bucal (TSB):
- O profissional de TSB pode treinar e capacitar um estudante de ASB e agentes multiplicadores de saúde;
- Participa de ações educativas, onde promove saúde e faz a prevenção de doenças bucais;
- Realiza levantamento epidemiológico. Caso, o mesmo seja feito através de exames clínicos o examinador é a cargo do dentista e os registros são atribuídas ao técnico;
- Orienta os pacientes a técnica de higiene bucal necessária de acordo com a sua ocorrência (identificada pelo dentista), ou seja, promover um atendimento personalizado;
- Faz a limpeza dentária;
- Supervisiona o ASB, sob delegação do dentista;
- Realiza fotografias e radiografias para fins odontológicos;
- Efetua processamento radiográfico;
- Pratica a tomada de impressão dental, conhecida comumente como moldagem;
- Inseri e distribui materiais no preparo cavitário na restauração direta;
- Procede à limpeza e antissepsia, antes e após procedimento cirúrgico (em ambientes hospitalares);
- Remove suturas;
- Aplica medidas de biossegurança no armazenamento e manuseio e descarte de produtos de resíduos, seguindo o protocolo;
- Realiza isolamento do campo operatório;
- Exerce e instrumenta o dentista em ambiente hospitalar e clínico;
Visto as vastas aplicações de um profissional como este, fica mais fácil compreender que os mesmos são fundamentais dentro de um ambiente clínico e hospitalar.
Ser um TSB é ser um profissional ativo em sua área, proporcionando aos pacientes os melhores atendimentos, possuindo diversas oportunidades no mercado de trabalho e diferentes locais de atuação, como por exemplo em hospitais.
Referência:
• Lei nº 11.889/2008.