Conhecendo a resina odontológica

Tipos de resina

Composição, Modelos, Coloração e Instrumentos Auxiliares


A resina é um material muito utilizado pelos dentistas com o auxílio do ASB e TSB para funções que envolve restabelecimento de funções perdidas pelo dente, como por exemplo: estética, mastigação e fonética. Sendo assim, é de extrema importância saber do que se trata, como confeccionar, quais materiais devem acompanhar… tudo que está relacionado com esse material.

É composta por matriz orgânica (Bis GMA), pela matriz inorgânica (partículas de silicato e quartzo) e pigmentos (corantes). Esse material pode ser ativado por meio de produtos químicos (duas pastas com base catalizadora), essas são as resinas quimicamente ativadas, há também aquelas que ativadas por meio da luz, as fotopolimerizadas que são mais utilizadas.

A coloração dos dentes varia de indivíduo para indivíduo, mas também muda de dente para dente, ou seja, uma pessoa pode ter diferente tons de coloração. Portanto existe diferentes resinas com diferentes cores, as quais são denominadas de A1, A2, A3, A3,5, B1, B2, B3… I O e vem indicada na embalagem do material. Essa identificação serve para facilitar e evitar erros, o ASB deve entregar para o dentista a cor solicitada.

Nos procedimentos em que a resina fotoativada for utilizada é necessário que a mesa clínica tenha as seguintes matérias: a resina, o ácido fosfórico, o primer e o adesivo. Boa parte dos fabricantes colocam o primer e o adesivo no mesmo frasco.

Continue acompanhando nossos artigos para saber tudo sobre resina, nosso próximo artigo é sobre as etapas para confecção de uma restauração com resina.

Referência:

Apostila 1 do Curso de Auxiliar em Saúde Bucal – Instituto Premium

Outras postagens

Dente natural com visãod e cárie através de um corte no meio.
Cariologia

            Cariologia é a ciência dentro da Odontologia que estuda

A certificação por competência para TSB -Técnico em Saúde Bucal

A certificação por competência é uma modalidade de obtenção de diploma de curso técnico e até mesmo superior, prevista desde 1996 através da lei 9.394, mas só agora vem ganhando força no Brasil.

O conhecimento adquirido no local de trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. Os critérios para obtenção do diploma de nível técnico podem variar de instituição para instituição, conforme a autorização obtida junto Conselho Estadual de Educação, que regulamenta tal prática.

chamada curso de atualização
O que são cursos de Atualização?

Os cursos de atualizações buscam promover o conhecimento e trazer inovações ao aluno formado, ou seja, são cursos que trazem novidades sobre a área escolhida, enriquece o embasamento teórico, técnico e prático, possibilita novos conhecimentos sobre o assunto e atualizações.

Publicidade